Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço C, Bela Vista 4
No âmbito do projecto de construção da Subconcessão Rodoviária do Baixo Alentejo (Lanço C), os trabalhos arqueológicos de escavação manual no sítio Bela Vista 4 (Ramo F do Nó de Beringel) foram realizados entre os dias 22 de Agosto e 12 de Outubro de 2011.
Foram executados os seguintes trabalhos de minimização de impacte: 6 sondagens de diagnóstico (num total de 35 m²) utilizando meios manuais; limpeza e registo dos planos iniciais de 115 estruturas negativas (num total de 1122 m²) através de meios manuais.
No Ramo F da Rotunda 2 de Beringel havia-se identificado, em fase de acompanhamento arqueológico, onze interfaces negativas de natureza antrópica. Tratando-se de uma zona de aterro, o IGESPAR considerou que se deveria proceder à realização de três sondagens (numa área total de 12m²), de forma a obter uma caracterização por amostragem das referidas interfaces negativas.
Após o início dos trabalhos verificou-se que os metros disponibilizados eram insuficientes, uma vez que as estruturas excediam em comprimento e largura a configuração inicial. Assim, foi intervencionado um total de 35 m², repartidos por seis sondagens.
Após a decapagem mecânica e limpeza da restante área, identificou-se um total de 115 estruturas negativas. Verificou-se a existência de contextos pré-históricos, quer de funcionalidade doméstica quer de funcionalidade ritual, materializados em estruturas negativas de tipologias diversificadas, do tipo fosso, hipogeu, sepultura e valado de vinha (correspondendo estas últimas a 67 estruturas do total das 115 identificadas).