Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço C, Bela Vista 5
Os trabalhos arqueológicos realizados no sítio da Bela Vista 5, em Beringel, decorreram entre os dias 8 de Maio e 7 de Junho de 2012, no âmbito do projeto de Construção da Subconcessão do Baixo Alentejo, mais precisamente dos impactes decorrentes no Lanço C – IP8 – Ferreira do Alentejo/ Beja.
Após a identificação do sítio, no decurso do acompanhamento arqueológico dos trabalhos de escavação de plena via neste local, foi proposta e iniciada, como trabalho de minimização de impacte, a limpeza e escavação arqueológica dos contextos identificados, tendo como objectivo a caracterização cronológico-funcional das realidades aí presentes.
O sítio em questão caracteriza-se pela presença de um recinto delimitado por um fosso de planta ovalada serpenteante, com cerca de 32 metros de diâmetro máximo, no centro do qual se encontra um outro com cerca de 7 metros de diâmetro. Entre as duas estruturas, bem como no seu exterior, eram visíveis manchas de dimensões variáveis, num total de cerca de 84 possíveis fossas.
A escavação, que deveria ser integral, pois o sítio seria integralmente afetado pela construção da via, foi interropida a meio, uma vez que as obras de contrução foram igualmente interrompidas por motivos em nada relacionados com os processos de minimização em curso. Estes trabalhos procuraram a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial, assim como uma interpretação cronológico-funcional destas realidades.
Importa referir que os trabalhos de escavação foram interrompidos a 7 de Junho de 2012 por motivos referentes à programação e execução da obra em questão. A escavação programada não foi realizada na sua totalidade e os contextos presentes apenas foram parcialmente intervencionados. Assim, no local, permaneceram contextos arqueológicos preservados, nomeadamente um conjunto de cerca de 60 possíveis fossas e grande parte dos dois fossos referidos.