Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço C, Misericórdia 2
Os trabalhos de escavação manual no sítio Misericórdia 2 foram realizados no âmbito do projeto de construção da Concessão Rodoviária do Baixo Alentejo (Lanço C), entre 22 de Agosto e 5 de Setembro e em 29 e 30 de Setembro de 2011. Posteriormente, na sequência de acompanhamento arqueológico, foi detetada uma nova estrutura, intervencionada em 15 de Março de 2012.
A primeira fase dos trabalhos correspondeu a dez sondagens de diagnóstico (num total de 54 m2), utilizando meios manuais, e resultou da identificação de estruturas negativas durante o acompanhamento arqueológico.
A segunda fase (uma sondagem de diagnóstico, num total de 4 m2) consistiu na continuação dos trabalhos precedentes e resultou do facto de durante o acompanhamento arqueológico da obra ter sido identificada uma nova área cujas características indiciavam a presença de estruturas negativas de origem antrópica. Para além das diferenças de coloração no sedimento, a presença de materiais pré-históricos associados representou os elementos tidos em conta.
A terceira fase (uma sondagem de diagnóstico, num total de 4 m2) decorreu da identificação de uma nova interface negativa, durante os trabalhos de acompanhamento da obra situada próximo dos vestígios anteriormente escavados.
Foram identificadas doze fossas, das quais onze de formação antrópica, sete enquadráveis cronologicamente na Idade do Bronze final e em quatro dos casos não foi possível aferir a sua caracterização cronológica, na medida em que não se recolheu qualquer componente artefactual nos depósitos de enchimento.
Após a realização destes trabalhos, considerou-se que o diagnóstico se encontrava concluído, sendo a área desbloqueada para a progressão da obra com acompanhamento arqueológico.