Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço C, Vale de Barrancas 3
No âmbito da minimização de impactes decorrentes da construção da Concessão Rodoviária do Baixo Alentejo (Lanço C), foram realizadas 10 sondagens manuais de diagnóstico (num total de 18 m2) no sítio Vale de Barrancas 3 (Beringel).
Das dez estruturas negativas identificadas, apenas duas foram registadas gráfica e fotograficamente (sondagens 8 e 10), sendo as restantes alvo de escavação. Os trabalhos decorreram entre os dias 25 de Agosto e 6 de Setembro de 2011.
Foi possível determinar que quatro estruturas negativas resultavam de ação antrópica, não sendo exequível com os dados disponíveis atribuir uma cronologia para a sua construção. No que concerne às demais, não houve evidências claras que permitissem sustentar a sua interpretação, optando-se nestes casos por considerar o seu processo de formação como indeterminado. Apenas num caso se relacionou a interface negativa com a presença de árvores no espaço intervencionado.
Após a realização destes trabalhos considerou-se que o diagnóstico se encontrava concluído, tendo-se desbloqueado a área para a progressão da obra, com o respetivo acompanhamento arqueológico.