Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço F, Brejo Redondo 2
Englobados no projeto de construção da Concessão Rodoviária do Baixo Alentejo (Lanço F), os labores arqueológicos de escavação manual no sítio do Brejo Redondo 2 (Sines) foram executados de 4 a 11 de Julho de 2011.
Este sítio fora identificado durante o processo de Avaliação de Impacte Ambiental, de onde decorreu a proposta de realização de sondagens de diagnóstico. Anteriormente, havia sido intervencionado por Carlos Tavares da Silva, que o caracterizara como jazida do Neolítico.
Estes trabalhos tiveram como objetivo confirmar se a área do sítio arqueológico era superior à conhecida e confirmar a existência de contextos arqueológicos preservados na área de afetação do projeto. Efetuaram-se as seguintes ações de minimização de impacte: 20 sondagens de diagnóstico (num total de 30 m²) utilizando meios manuais.
Foi possível concluir que o sítio com ocupação do Neolítico se encontrava fora da área de afetação, no local anteriormente intervencionado. Os materiais arqueológicos identificados e recolhidos foram escassos, sem contexto arqueológico preservado. Resumiram-se a um núcleo de quartzo, oito lascas de quartzo, duas esquirolas de sílex, 1 bojo de cerâmica manual e 52 fragmentos de termoclastos de quartzo.
Após o desenvolvimento dos trabalhos, considerou-se que o diagnóstico se encontrava concluído e que a área poderia ser desbloqueada para a progressão da obra com acompanhamento arqueológico.