Subconcessão do Pinhal Interior, Lote 1 – Tomar/Avelar Sul, sítio do Pessegueiro
Os trabalhos arqueológicos realizados no sítio do Pessegueiro (Pias, concelho de Ferreira do Zêzere) enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais resultantes das obras da Subconcessão Rodoviária do Pinhal Interior “Lote 1 – Tomar/Avelar Sul”.
No âmbito do acompanhamento arqueológico desta empreitada haviam sido identificados vestígios de carácter arqueológico no Nó de Pias ao Pk 1+000 e correspondentes a uma área de dispersão de materiais de cronologia Pré-Histórica, mais especificamente núcleos, lamelas e lascas em sílex, quartzo e quartzito. Contudo, a natureza destes materiais levantara algumas dúvidas sobre a sua origem (antrópica/natural), tendo sido consultado um especialista na área.
Como tal, e prevendo-se uma afetação direta negativa da área de dispersão de materiais, preconizou-se como medida de minimização a implantação de uma vala de 5 x 1 m. Devido à relativa abundância de artefactos líticos talhados recolhidos nas crivagens a seco, esta vala foi alargada para Sul e Norte em duas tranches. Por fim, foi identificado no corte um conjunto pétreo verticalizado, sendo proposta a realização de uma sondagem manual de 2 x 2 m de forma a compreender o tipo de estrutura detetada e se existiam níveis arqueológicos preservados.
Durante a execução da sondagem, identificou-se uma estrutura antrópica e um possível nível de ocupação destruído pelo plantio de eucaliptos. Propôs-se, assim, como medida de minimização, o acompanhamento arqueológico da área a afetar de forma a tentar identificar estruturas similares ou de outro tipo.