Subconcessão do Pinhal Interior, Lote 1 – Tomar/Avelar Sul, sítio de São Marcos
Numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais resultantes das obras da Subconcessão do Pinhal Interior “Lote 1 – Tomar/ Avelar Sul”, estes labores arqueológicos foram realizados no sítio de São Marcos (Pias, Ferreira do Zêzere).
No âmbito do acompanhamento arqueológico destas obras, haviam sido identificados vestígios de carácter arqueológico entre o Pk 6+850 e o Pk 7+000, correspondentes a uma área de dispersão de materiais de cronologia Pré-Histórica, mais especificamente núcleos, lamelas e lascas em sílex, quartzo e quartzito. No entanto, de acordo com o parecer técnico n.º 8, a área de dispersão de materiais poderia, eventualmente, prolongar-se para o acesso de obra.
Como tal, e prevendo-se uma afetação direta negativa da área de dispersão de materiais, preconizou-se como medida de minimização a implantação de uma vala de 5 x 1 m na área da P. H. e a execução de duas sondagens de 2 x 2 m em pontos onde se verificassem as melhores condições de preservação do sítio arqueológico. De salientar que os sedimentos foram crivados.
Após a conclusão das sondagens, não foram identificados níveis arqueológicos preservados nem uma grande quantidade de material arqueológico. Contudo, propôs-se a recolha das terras da escavação do P. H. (dos dois primeiros depósitos) para crivagem e consequente recuperação do material arqueológico de forma a salvaguardar o registo patrimonial. Estes trabalhos deveriam ser enquadrados no acompanhamento arqueológico.