Subconcessão do Pinhal Interior, Lote 1 – Tomar/Avelar Sul, sítio de São Marcos 2
Estas ações arqueológicas foram realizadas no sítio de São Marcos 2 (Pias, Ferreira do Zêzere) no quadro da minimização de impactes patrimoniais decorrentes das obras da Subconcessão do Pinhal Interior “Lote 1 – Tomar/Avelar Sul”.
O sítio implanta-se numa área de topo de vertente erosionada pela presença de uma ribeira a oeste, Ribeira das Pias, e de uma outra a este, Ribeira da Figueira. Neste local, depois das primeiras desmatações e decapagens, haviam sido identificados pela equipa de acompanhamento artefactos líticos talhados à superfície.
A realização da sondagem mecânica permitiu averiguar a inexistência de depósitos sedimentares com artefactos arqueológicos. Concluiu-se que os materiais recolhidos anteriormente eram residuais e que o local da sua proveniência se encontrava para lá dos limites de expropriação.
Com base nos resultados obtidos, assumiu-se que não seriam necessárias mais medidas de minimização para este sítio, sendo apenas aconselhável o seguimento do acompanhamento arqueológico.