Subconcessão do Pinhal Interior, Lote 1 – Tomar/Avelar Sul, sítio de São Marcos 4
As ações arqueológicas realizadas no sítio de São Marcos 4 (Pias, concelho de Ferreira do Zêzere) enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais das obras da Subconcessão do Pinhal Interior “Lote 1 – Tomar/ Avelar Sul”.
No âmbito do acompanhamento arqueológico das obras, haviam sido identificados vestígios de carácter arqueológico no Pk 7+500, correspondentes a uma área de dispersão de materiais de cronologia Pré-Histórica. Como tal, e prevendo-se uma afetação direta negativa desta área, preconizou-se como medida de minimização a implantação de uma vala de 5 x 1 m. De salientar que os sedimentos foram crivados a seco.
A realização da sondagem permitiu delimitar uma mancha silto-arenosa com materiais arqueológicos em posição secundária. Concluiu-se que estávamos perante um local onde não existiu talhe nem antropização do espaço em períodos mais recuados, verificando-se um grande remeximento dos depósitos superficiais pelo plantio de eucaliptos e construção de um caminho agrícola.
Assim, não se previram mais medidas complementares para o sítio que o respetivo acompanhamento arqueológico.