Bloco de Rega de Baleizão-Quintos, Monte da Fonte da Areia 4
Esta escavação arqueológica enquadrou-se numa perspetiva de minimização de impactes da execução do Bloco de Rega de Baleizão-Quintos. No sítio de Monte da Fonte da Areia 4 identificara-se, no decurso do acompanhamento de obra, um conjunto de manchas associadas, em alguns casos, a uma dispersão escassa de materiais.
Tendo em conta a dimensão das ocorrências e a área de afetação de obra, estabeleceu-se a realização de 4 sondagens manuais, totalizando 9,55 m2. A intervenção permitiu identificar na sondagem 2 uma estrutura de planta circular de escassa profundidade com cronologia e funcionalidade desconhecida.
No que se refere às outras áreas de intervenção, constatou-se que as realidades e os vestígios materiais identificados no decorrer do acompanhamento eram o resultado da ação natural ou do arraste, por parte das linhas de água que percorrem o local, de pedras e fragmentos de cerâmica provenientes de uma outra localização não identificada.
Tendo-se procedido à escavação de todos os contextos arqueológicos identificados, não se preconizaram medidas de minimização adicionais para além do acompanhamento arqueológico cuidado dos restantes trabalhos a efetuar nesta área, conforme previsto.