Bloco de Rega de Baleizão-Quintos, Monte das Oliveiras 1
Numa perspetiva de minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes da execução do Bloco de Rega de Baleizão-Quintos (Fase de Obra), estes trabalhos de diagnóstico arqueológico tiveram lugar no sítio de Monte das Oliveiras 1.
Neste sítio haviam sido identificadas, no decurso do acompanhamento de obra, 7 manchas de argila de formas circulares e alongadas no substrato geológico. Posteriormente, foram identificadas mais duas manchas, a Norte da estrutura 7, que foram objeto de intervenção numa fase subsequente.
Tendo em conta a dimensão das incidências e a área de afetação, estabeleceu-se, em reunião prévia de campo, a realização de 9 sondagens manuais, totalizando 14,05 m2. A escavação possibilitou a identificação de 9 estruturas negativas, 7 de origem antrópica e 2 de origem natural.
No caso das estruturas de origem antrópica, só nas identificadas nas sondagens 2, 3, 4 e 5 foi possível efetuar uma caracterização cronológica, já que os materiais cerâmicos recolhidos nos seus enchimentos foram enquadrados no período do Bronze. Quanto às restantes estruturas, os dados obtidos, ou a falta deles, só permitiram concluir que poderiam ter uma origem antrópica de funcionalidade e período indeterminados.