Bloco de Rega de Baleizão-Quintos, Monte das Oliveiras 3
No sítio de Monte das Oliveiras 3 haviam sido identificadas, no decurso do acompanhamento da execução do Bloco de Rega de Baleinzão-Quintos, 4 manchas de argila de formas circulares e alongadas no substrato geológico. Tendo em conta estas incidências, estabeleceu-se a realização de 4 sondagens manuais de diagnóstico, totalizando 12,21 m2.
O Monte das Oliveiras 3 situa-se na freguesia de Salvada, concelho e distrito de Beja. Trata-se de uma zona plana em transição da peneplanície de Beja para os relevos mais acentuados do vale do rio Guadiana.
A intervenção teve como resultado a identificação de 4 estruturas negativas de origem antrópica: duas de planta retangular, uma de planta irregular e uma planta circular. Embora este sítio se localize perto do hipogeu identificado no Monte das Oliveiras 2, os resultados desta intervenção só permitiram afirmar que uma das estruturas, a identificada na sondagem 3, pode corresponder aos vestígios de um dreno de época indeterminada.
Quanto às outras três estruturas, os dados obtidos não possibilitaram avançar com hipóteses algumas, devido a não se terem registado vestígios materiais nos seus depósitos que proporcionassem uma caracterização cronológica e funcional.
Tendo-se procedido à escavação de todos os contextos arqueológicos identificados, não se preconizaram medidas de minimização adicionais para além do acompanhamento arqueológico cuidado dos restantes trabalhos a efetuar nesta área.