Bloco de Rega de Baleizão-Quintos, Monte de Ourives 2
A intervenção no sítio de Monte de Ourives 2 enquadrou-se numa perspetiva de minimização de impactes da empreitada do Bloco de Rega de Baleizão-Quintos. No sítio de Monte de Ourives 2 havia sido detetado, no decurso do acompanhamento de obra, o topo de uma estrutura de forma quadrangular.
Tendo em conta a sua dimensão e a área de afetação, acordou-se a execução de uma sondagem manual, totalizando 7,5 m2. Os trabalhos tiveram como resultado a identificação de uma estrutura em pedra e tijolo formada por quatro muros.
A análise desta estrutura e dos vestígios cerâmicos registados na estratigrafia associada não permitiram a sua caracterização. No entanto, a identificação dos tijolos tipo Lateres no seu sistema construtivo pode ser indicativo de esta estrutura se enquadrar em época Romana.
Tendo-se procedido à escavação de todos os contextos arqueológicos identificados, não se preconizaram medidas de minimização adicionais para além do acompanhamento arqueológico cuidado dos restantes trabalhos a efetuar nesta área.