Bloco de Rega de Baleizão-Quintos, Monte do Vermelho 1
Os labores realizados no sítio de Monte do Vermelho 1 enquadraram-se numa perspetiva de minimização de impactes sobre o património cultural da empreitada do Bloco de Rega de Baleizão-Quintos. Neste local registara-se, durante o acompanhamento de obra, um conjunto de manchas de formas irregulares, alongadas e circulares.
Considerando a dimensão das incidências e a área de afetação, definiu-se a realização de 7 sondagens manuais, totalizando 21.5 m2. Posteriormente, foi identificada uma nova mancha, pelo que se dimensionou uma nova área de escavação de 0.8 por 1 metros. A intervenção possibilitou a identificação de 8 estruturas negativas de origem antrópica, sete enquadráveis no período do Bronze e uma de época indeterminada.
No que se refere às estruturas do período do Bronze, pode fazer-se uma diferenciação em dois grupos tendo em conta a sua localização (existia entre ambos um afloramento rochoso que impediria ou pelo menos dificultaria muito a abertura de fossas) e a sua fisionomia: um com estruturas de forma cilíndrica e outro com estruturas em forma de saco. Quanto à funcionalidade das mesmas, os dados obtidos no decurso dos trabalhos não foram suficientes para elaborar uma hipótese sólida.