Bloco de Rega de Baleizão-Quintos, Monte Novo da Quinta do Castelo 3
A escavação arqueológica no sítio de Monte Novo da Quinta do Castelo 3, localizado na freguesia de Salvada, concelho de Beja, visou a minimização de impactes sobre o património cultural resultantes da empreitada do Bloco de Rega de Baleizão-Quintos.
Neste local haviam sido identificadas, no decurso do acompanhamento de obra, duas manchas de planta sub-circular sobre o afloramento. Considerando a dimensão das incidências e a área de afetação, acordou-se a execução de 2 sondagens manuais num total de 2 m2.
A intervenção conduziu à deteção de duas estruturas negativas de planta circular e corpo subcilíndrico com um único depósito de enchimento. No que se refere ao seu enquadramento cronológico, a análise dos fragmentos cerâmicos identificados nos seus enchimentos permitiu avançar com cronologias de época do Bronze ou Calcolítico.
No que se refere a sua funcionalidade, os dados obtidos não permitiram avançar com hipóteses algumas. Por fim, escavados todos os contextos arqueológicos identificados, não se preconizaram medidas de minimização adicionais para além do acompanhamento arqueológico cuidado dos restantes trabalhos a efetuar nesta área.