Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia de Almograve
Estas ações de prospeção arqueológica sistemática realizaram-se no âmbito do empreendimento Programa Polis do Litoral Sudoeste, nas áreas a afetar pelas empreitadas de valorização e qualificação de espaços balneares e de reposição das condições de ambiente natural.
Efetuados na Praia de Almograve, os trabalhos foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela Polis Litoral Sudoeste – Sociedade para a requalificação e Valorização do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, S.A. e decorreram entre os dias 20 e 22 de Janeiro de 2014.
Tendo em conta as realidades observadas e a intervenção a desenvolver durante a empreitada, considerou-se que os trabalhos a realizar não afetariam nenhum vestígio ou contexto arqueológico. Tal devia-se a não estarem previstas escavações, apenas reordenamento das infraestruturas já existentes.
Contudo, a zona E (Estacionamento Sul), deveria ser alvo de acompanhamento arqueológico de todas as movimentações de terras que se viessem a efetuar, uma vez que se tratava da única zona da empreitada onde não existiam aterros ou construções recentes.