Cortijo Berlanga-Valbuena, Cártama, Málaga

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito das Sondagens de Diagnóstico no “Cortijo Berlanga-Valbuena”, em Cártama, Málaga, Espanha, foram atribuídos à ERA-Arqueologia pela BECA INMOBILIARIA S.A., sob a direção arqueológica de Ana Pajuelo Pando, e decorreram entre 26 de abril e 31 de maio de 2017.

A abordagem dos trabalhos foi modificada durante o desenvolvimento dos mesmos para poder adaptar-se melhor aos objetivos definidos e em função dos resultados obtidos pelas ações desenvolvidas.

A intervenção realizada permitiu definir o sítio Valbuena de forma mais precisa e fiável, do mesmo modo que permitiu excluir a existência do sítio Berlanga. Após o trabalho de deteção e escavação de vestígios arqueológicos, estes foram protegidos com geotêxtil e um tipo de areia completamente limpo.

                                   Ânfora.

Os contextos mais significativos detetados permitiram-nos concluir estarmos perante a pars rústica de uma villa romana de dimensões consideráveis. Esta seria possivelmente dedicada à transformação de azeite ou vinho, embora à luz dos resultados tenhamos optado mais pelo azeite como o principal recurso desta villa, cuja cronologia poderíamos situar entre os séculos I e III d.C.

Como medidas de minimização, sugerimos a monitorização das movimentações de terras a realizar no sítio Valbuena, bem como a escavação dos vestígios arqueológicos que pudessem ser afetados por qualquer tipo de atividade (planeamento urbano, sistema de irrigação, mudança de safra, etc.).

Cofinanciado por: