Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia de Porto Covo
Estas ações de prospeção arqueológica sistemática decorreram no âmbito do empreendimento Programa Polis do Litoral Sudoeste, nas áreas a afetar pelas empreitadas de valorização e qualificação de espaços balneares e de reposição das condições de ambiente natural, nomeadamente nas praias (futuros parques de estacionamento, acessos, etc.).
Realizados na Praia de Porto Covo, em fins de Janeiro de 2014, os trabalhos em questão foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela Polis Litoral Sudoeste – Sociedade para a requalificação e Valorização do Sudoeste Alenteano e Costa Vicentina, S.A.
Na área a afetar não foram identificados materiais arqueológicos, sendo que na zona de parqueamento de viaturas não existia visibilidade da superfície do solo. Na zona do miradouro, por outro lado, não foram identificados depósitos ou materiais arqueológicos, encontrando-se este espaço genericamente sobre substrato rochoso meteorizado. A única zona que seria alvo de uma nova construção corresponde à área da praia (construção de um cais), não sendo provável que em zona de marés com dinâmicas sedimentares específicas existissem vestígios arqueológicos preservados.