Bloco de Rega de Pias, Bota Cerva 2
As ações efetuadas no sítio do Bota Cerva 2, no âmbito da execução do Bloco de Rega de Pias, decorreram no dia 25 de Setembro de 2012. Este sítio arqueológico fora inventariado na sequência dos trabalhos de prospeção arqueológica complementares ao estudo de Impacte Ambiental e caracterizado como uma mancha de ocupação de cronologia pré-histórica.
Realizou-se uma decapagem mecânica na zona a afetar pela implementação da infraestrutura numa área total de 60 m², precedida de 2 sondagens mecânicas (4x1) de controlo estratigráfico, num total de 8 m². Não foram identificados vestígios arqueológicos preservados, o que nos levou a crer que o sítio se circunscrevia à zona a Oeste do local onde estava projetada a construção da infraestrutura, na qual fora identificada inclusive a maior concentração de materiais à superfície durante os trabalhos de prospeção.
Tendo em conta os resultados da intervenção, propôs-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico durante a abertura da vala para a colocação desta infraestrutura.