Bloco de Rega de Pias, Caseta do Cangueiro 3
Desenvolvidos no mês de Setembro de 2012, estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se na “Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução do Bloco de Rega de Pias – Fase Prévia à Obra”.
A Caseta do Cangueiro 3 fora considerada no EIA como possivel estrutura positiva, com cronologia indeterminada. A intervenção consistiu na realização de 2 sondagens de diagnóstico na área onde estava projetada a implantação das infraestruturas de rega, num total de 8 m².
As possíveis estruturas que haviam sido reconhecidas nas prospeções e que levaram à realização destes trabalhos consistiam em amontoados de rocha, tijolo e alcatrão, que preenchiam covas no caminho. Esta utilização de detritos para o preenchimento de buracos em caminhos agrícolas é uma prática normal, pois permite uma maior consistência do terreno.
Os contextos intervencionados revelaram-se estéreis do ponto de vista arqueológico. Assim, propôs-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico durante a abertura da vala para a colocação desta infraestrutura.