Circuito Hidráulico Amoreira-Caliços, Monte dos Cotéis 2
Realizados no sítio do Monte dos Cotéis 2, no âmbito da execução do Circuito Hidráulico Amoreira-Caliços, estes trabalhos foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela EDIA, Empresa de Desenvolvimento de Infra-Estruturas do Alqueva, S.A., e decorreram nos dias 16 a 19 de Setembro de 2012.
Localizado na freguesia de Santo Agostinho, concelho de Moura, num pequeno vale da ribeira dos Caliços, o Monte dos Cotéis 2 fora assinalado na sequência de prospeções arqueológicas complementares ao Estudo de Impacte Ambiental, tendo sido classificado como uma mancha de materiais dispersos de cronologia atribuída à Pré-História e ao período Contemporâneo.
A intervenção consistiu na realização de 8 sondagens mecânicas de diagnóstico (1x4) na área afeta à implantação da albufeira de Pias, num total de 40 m², assim como numa decapagem equivalente à mesma área na zona da sondagem 1. Não foram identificados vestígios arqueológicos preservados.
Assim, preconizou-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico na área afeta à construção da albufeira sempre que se verificassem trabalhos com remoção de terras.