Bloco de Rega de Pias, Quintinha
As ações arqueológicas desenvolvidas no sítio Quintinha integraram-se na “Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução do Bloco de Rega de Pias – Fase Prévia à Obra”. Estes trabalhos foram realizados em duas fases distintas.
A primeira fase, que ocorreu em Maio de 2012, correspondeu à realização de 5 sondagens mecânicas de diagnóstico, no total de 20 m², no local assinalado pelo Estudo de Impacte Ambiental prévio ao início destes trabalhos. As prospeções arqueológicas complementares a este Estudo relocalizaram o sítio cerca de 200 metros a Norte da localização originalmente proposta, pelo que a segunda fase corresponde ao diagnóstico desta relocalização.
Na segunda fase, realizada em Setembro de 2012, efetuaram-se mais 3 sondagens mecânicas de diagnóstico, no total de 12 m², e dada a ocorrência de vestígios de carácter arqueológico preservados, um alargamento manual na sondagem 7 de 19.75 m².
Os contextos identificados corresponderam a um edifício com pelo menos 2 compartimentos, em muito mau estado de conservação, uma vez que só foi possível identificar as fundações dos muros que o constituíam. Dada a pouca potência dos níveis arqueológicos preservados, não foi possível a caracterização correta desta ocorrência, cronologicamente enquadrada nos finais do período romano/Alta Idade Média.