Reconversão Agrícola na Herdade da Torre de São Brissos, Monte do Bolor 6, Beja
Realizados nos dias 22 a 24 de Abril de 2019, estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se no projeto de Reconversão Agrícola na Herdade da Torre de São Brissos, no sítio Monte do Bolor 6, em Beja. Tendo em conta esta localização de elevado potencial arqueológico, esta área fora alvo de trabalhos arqueológicos anteriores, dos quais decorreram um conjunto de medidas de minimização preconizadas pela tutela.
Assim, estes trabalhos consistiram na realização de 2 sondagens arqueológicas de diagnóstico para caracterização das afetações observadas numa área total de 8 m2 a implantar em áreas paralelas às condutas de rega instaladas no âmbito da reconversão agrícola e em áreas de concentração de materiais. Além disso, levou-se a cabo a prospeção arqueológica sistemática georreferenciada com contagem de materiais e utilização de detetor de metais.
No que toca ao diagnóstico arqueológico, foram escavadas duas sondagens arqueológicas de diagnóstico, tendo como objetivo a caracterização das afetações detetadas sobre os contextos arqueológicos aqui presentes.
Os trabalhos de escavação realizados permitiram constatar que o substrato geológico foi identificado após a remoção do depósito inicial, não se tendo identificado contextos arqueológicos preservados. No que toca à prospeção arqueológica sistemática, não foram identificadas concentrações de materiais passiveis de enquadrar com contextos arqueológicos subterrados.