Beco de Santa Marta n.º 1-3, Lisboa
Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do empreendimento no Beco de Santa Marta nº 1-3, em Lisboa, decorreram entre os dias 28 e 30 de Maio de 2018. Levou-se a cabo a abertura de três sondagem de diagnóstico arqueológico nos espaços com mais afetação na futura empreitada.
Inicialmente foi proposto a escavação de duas sondagens de 2 x 2 no interior do edifício, todavia, devido a motivos de segurança, só foi possível realizar a escavação de uma sondagem de 1.80m x 1m. Em duas sondagens – sondagem 1 e sondagem 2 – foi identificado o substrato geológico, sendo que na sondagem 1 o substrato geológico ainda se encontrava com afetação antrópica.
Não foram identificados contextos arqueológicos preservados e espólio arqueológico. Face ao exposto, considerou-se por terminado o diagnóstico arqueológico. Todavia, aditou-se a necessidade de acompanhamento arqueológico durante a fase de obra. Independentemente de não se ter identificado qualquer realidade arqueológica, a empreitada localiza-se numa área de potencial arqueológico e o imóvel encontra-se abrangido pela Zona Especial de Proteção (ZEP) da “Avenida da Liberdade”, classificado como Conjunto de Interesse Público.