Estudo de Impacte Patrimonial na Herdade do Freixo (Évora)

Estes trabalhos arqueológicos de minimização de impactes enquadraram-se no projeto de reconversão agrícola planeado para a Herdade do Freixo (Évora), que consiste na plantação de amendoeiras em sebe com regadio, em cerca de 128 hectares de terreno, divididos por duas parcelas. Adjudicados à ERA-Arqueologia pela Sociedade Agrícola MANUELEDMUNDO, Lda., decorreram no mês de janeiro de 2020.

Os trabalhos pressupõem a limpeza e regularização do terreno, consolidação de caminhos e linhas de água e ripagem de cerca de 50 cm de profundidade, seguidas da formação dos camalhões. O sistema de rega programado consiste na abertura de valas, até 1 metro de profundidade, para a instalação das tubagens necessárias.

A totalidade da herdade foi prospetada, não tendo sido identificados sítios arqueológicos de valor arqueológico e/ou patrimonial. O trabalho efetuado dividiu-se em duas fases. Uma primeira designada de Pesquisa Prévia, que consistiu na compilação, inventariação e georreferenciação dos dados já conhecidos para a área em apreço. A segunda fase centrou-se na prospeção arqueológica que, num primeiro momento, consistiu na relocalização de sítios já inventariados durante a fase anterior e, num segundo momento, através do batimento do terreno orientado a zonas de maior potencial patrimonial baseado nos elementos recolhidos, igualmente, na fase anterior. 

 

Cofinanciado por: