Pousada Rainha Santa Isabel, Largo D. Dinis, Estremoz
O acompanhamento arqueológico enquadrado na empreitada de substituição da torre arrefecimento do Chiller do Sistema de AVAC da Pousada Rainha Santa Isabel, no Largo D. Dinis, em Estremoz, decorreu no dia 30 de dezembro de 2019. Visou-se dar resposta a um ofício da DGPC, “considerando a proximidade da unidade de condensadores e da torre de arrefecimento à muralha medieval”.
Os trabalhos incidiram sobre o desmonte da base de apoios dos condensadores, uma vez que o desmonte dos mesmos e sua relocalização no interior já tinha sido realizada. Foi possível verificar que a base dos apoios fora construída sem recurso a afetação do subsolo e que nessa fase também foi acautelada a proteção da muralha do castelo, uma vez que tinha sido realizada uma proteção em roofmate, de modo a que esta estrutura não encostasse de forma direta à muralha. Esta base foi construída com recurso a locos de cimento, sendo o seu interior preenchido com entulho (por sua vez selado com “malha-sol”), e posteriormente cheia com cimento.
Os trabalhos arqueológicos foram dados como concluídos, após todas as ações de desmonte e limpeza de área terem sido efetuadas, verificando-se que não foram afetados contextos e estruturas arqueológicas quer na construção, quer nas ações de desmonte da estrutura mencionada.