Loteamento do IKEA de Loulé

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito da empreitada de execução do Loteamento do Ikea de Loulé, para a empresa IKEA Portugal Móveis e Decoração, Lda., decorreram de 3 de Agosto de 2015 a 22 de Abril de 2016.

Dos seis elementos patrimoniais referidos em EIA, dois, de cariz etnográfico (IKEA02 e 03), foram demolidos antes do início do acompanhamento. O sítio de Poço de Caliços (IKEA01) revelou tratar-se de um forno de cal, de cronologia contemporânea, e o sítio de Ruínas de Caliços (IKEA04) um embasamento de um muro de delimitação de propriedade.

Das duas únicas referências arqueológicas, Caliços 1 (IKEA05 – UP12) e Caliços 2 (IKEA06 – UP23), apenas na primeira foi necessário adotar medidas adicionais de minimização de impacte, no decorrer de frentes de obra da empreitada neste local.

Previamente, e a pedido da Tutela, efetuou-se a abertura de uma sondagem de diagnóstico neste sítio, sob direção da Dra. Helena Reis; posteriormente, os trabalhos foram assegurados no local mediante acompanhamento arqueológico permanente.

Há a referir ainda a identificação de quatro cavidades cársicas, no decorrer das obras da empreitada, onde, apenas numa delas, se comprovou uma ocupação antrópica, mas de cronologia contemporânea.

 

Cofinanciado por: