Rua das Flores, nº 153 – 157, Porto
O acompanhamento arqueológico realizado no âmbito do projeto de recuperação e remodelação de edifício sito na Rua das Flores, nº 153 – 157, Porto, decorreu entre 16 de agosto de 2016 e 30 de março de 2017. A obra localiza-se numa zona de sensibilidade arqueológica, estando abrangida pela servidão administrativa do Centro Histórico do Porto.
O imóvel é constituído por cinco pisos, sendo um abaixo e quatro acima da cota de soleira destinados à atividade comercial. A proposta de recuperação e remodelação do edifício previa a alteração do uso dos três pisos superiores para habitação, onde seriam criados dois fogos de tipologia T0 em cada andar, mantendo os restantes, 0 e -1, como áreas de comércio/serviços.
Os trabalhos de acompanhamento arqueológico tiveram como objetivo principal a deteção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afetados na área de intervenção das obras, bem como garantir a proteção e salvaguarda dos mesmos, e efetuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.
Não foram realizados trabalhos com afetação a nível do subsolo por parte da empreitada, pelo que os trabalhos de arqueologia incidiram essencialmente no acompanhamento das picagens e demolições de paramentos. Durante o processo de picagem das paredes foram identificadas várias estruturas entaipadas, nomeadamente três portas ou nichos, nos pisos 0, 1 e 2, e quatro janelas, nos pisos 2 e 3.
De todas as estruturas identificadas, é de salientar que à exceção de uma porta/nicho localizada no primeiro piso na parede Sudoeste todas as outras se situam na parede Nordeste. Como medidas de minimização, todas as referidas estruturas foram alvo de registo gráfico e fotográfico.