Santa Clara de Louredo, Beja
A intervenção arqueológica realizada pela equipa da ERA em Santa Clara de Louredo, Beja, ocorreu na sequência da identificação de uma necrópole romana no âmbito da decapagem de terras na área de mancha de empréstimo da Conduril no lanço Beja-Castro Verde, da empreitada da subconcessão do Baixo Alentejo.
Realizados em Dezembro de 2015, os trabalhos permitiram caracterizar duas das dez sepulturas já identificadas e seus enterramentos. Embora não existisse espólio associado, os materiais de construção utilizados nas sepulturas e a sua estruturação apontaram para um enquadramento cronológico no período romano para ambos enterramentos, sendo o enterramento da sepultura 1 pertencente a um indívido do sexo feminino adulto, e o enterramento da sepultura 2 a um não adulto, de sexo indeterminado, com cerca de 3 anos de idade.
Terminados os trabalhos de escavação e registo, preconizou-se a colocação de geotextil para protecção das sepulturas e o seu re-enterramento. Em termos futuros, tendo em conta a identificação de 10 sepulturas num espaço tão exíguo, qualquer afectação posterior deste espaço deveria ser precedida de uma intervenção arqueológica abrangente, nomeadamente a continuidade de decapagem cuidada com acompanhamento arqueológico para definição dos limites da área com contextos arqueológicos, seguida da escavação integral destes mesmos contextos.