Antas de Monte Ruivo e Venda, Elvas
Em resposta a um pedido do IPPAR, a ERA realizou um conjunto de trabalhos arqueológicos, em 1998, no conjunto de monumentos megalíticos inseridos no Projecto de Valorização e Recuperação do Património Megalítico de Elvas.
Numa perspectiva de valorização de um conjunto monumental, considera-se que acções de investigação, salvaguarda, conservação e restauro são etapas de um projecto integrador. Assim, pretendeu-se tornar “visíveis” os monumentos, contribuindo também para dinamizar processos de investigação e de preservação dos mesmos.
Foi delineado o seguinte esquema de acção: limpeza dos dezoito monumentos megalíticos integrantes do circuito turístico-arqueológico das Antas de Elvas; escavações arqueológicas nas antas do Monte Ruivo e da Venda, e conservação e restauro da anta do Monte Ruivo; realização de relatório final dos trabalhos realizados.
A limpeza dos monumentos decorreu de forma esperada, já que os sítios arqueológicos encontravam-se relativamente limpos, com a excepção alguns que tinham a vegetação muito alta. Por sua vez, as escavações realizadas na anta do Monte Ruivo e na anta da Venda revelaram um conjunto de dados importantes para o conhecimento das técnicas de construção e da arquitectura dos monumentos megalíticos alentejanos.
Por fim, os trabalhos de conservação e de restauro realizados na anta do Monte Ruivo decorreram da melhor forma, tendo sido atingidos com êxito todos os objectivos, sendo de realçar a inovação de algumas metodologias empregues.