Circuito Arqueológico da Cola (Ourique)
Promovidos pelo IPPAR, a ERA Arqueologia efectuou serviços de conservação, restauro e limpeza num conjunto de monumentos pertencentes ao Circuito Arqueológico da Cola, em Ourique. Estes trabalhos realizaram-se entre Fevereiro e Março de 1999 e visaram tornar visíveis e visitáveis estes sítios, nomeadamente o povoado do Cortadouro, o monumento megalítico de Fernão Vaz II e a Nora Velha.
No povoado do Cortadouro, constatou-se ser indispensável uma acção de conservação e restauro das estruturas, corrijindo as patologias e reforçando as mesmas. Se a limpeza foi essencial, não é menos verdade que o corte da vegetação e todo o restante processo de limpeza expôs estas estruturas a diferentes tipos de desgaste, quer pela acção do clima, quer pela de pessoas e animais.
O monumento da Nora Velha não apresentou grandes problemas de conservação, exceptuando o caso de um monólito (pedra de grandes dimensões).
Sobre o monumento megalítico de Fernão Vaz II, verificou-se a necessidade de reforçar a mamoa (montículo artificial) e as paredes laterais da sepultura, bem como a reparar a vedação que não impedia a passagem a gado suíno que tinha acesso ao local do monumento.