A2 – Lanço Gomes Aires/VLA, Almodôvar
No âmbito de um estudo de impacte ambiental, a ERA-Arqueologia levou a cabo, em Agosto e Setembro de 1999, um levantamento do património arqueológico e construído na zona a afectar pela construção da autoestrada A2 - Lanço Gomes Aires/VLA.
Este trabalho assentou na identificação, descrição, localização, classificação e inventariação dos elementos de interesse arqueológico e patrimonial inseridos nesta área, incluindo a detecção, por prospecção sistemática no terreno, de elementos inéditos. Para além disso, elaborou-se um parecer técnico, com a indicação de eventuais impactos e de medidas minimizadoras dos mesmos.
Os trabalhos de prospecção possibilitaram a descoberta de uma grande quantidade de sítios com interesse patrimonial. Embora nem todos tivessem a mesma importância e fossem afectados da mesma forma, revelou-se fundamental inventariar e classificar o grau de impacte das estruturas edificadas e das manchas de dispersão situadas no traçado da via e nas suas imediações.
Dos sítios identificados, num total de quarenta e nove, considerou-se a existência de dois grandes grupos: sítios de carácter etnográfico e sítios de carácter arqueológico, podendo ainda fazer-se uma divisão geográfica entre as regiões do Alentejo e do Algarve. No que toca a medidas de minimização, referiu-se, por exemplo, que os sítios parcial ou totalmente destruídos pela construção da A2 deveriam ser limpos de vegetação para depois se proceder ao registo documental.