Povoados de Porto das Lajes e Fernão Vaz, C.A. Cola (Ourique)
Em 1998, com adjuducação do IPPAR, a ERA efectuou um conjunto de acções de salvaguarda, manutenção, conservação e restauro com a finalidade de tornar visíveis e visitáveis os Povoados de Porto das Lajes e Fernão Vaz, pertencentes ao Circuito Arqueológico da Cola, Ourique.
As limpezas realizadas nestes sítios pretenderam tornar perceptíveis e portanto visitáveis estas estações arqueológicas, fragilizando as estruturas o menos possível.
As estruturas do Povoado do Porto das Lages encontravam-se bastante bem conservadas, não se assinalando desmoronamentos significativos, apenas uma ou outra pedra caída ou ligeiramente deslizada.
No Povoado de Fernão Vaz, para além dos muros restaurados e da área de combustão protegida, verificou-se que, de um modo geral, todas as estruturas precisavam de um trabalho de consolidação.
As intervenções de restauro levadas a cabo teriam de ser continuadas por trabalhos de manutenção e pela criação de um sistema de drenagem para as águas da chuva drenarem pelas bases onde assentam os muros.