Alcaria - Circuito Arqueológico da Cola
Descobertos em 1971, os três núcleos de Alcaria foram incluidos no Circuito Arqueológico da Cola (Ourique), tendo sido realizados levantamentos das estruturas e trabalhos de escavação e restauro nas necrópoles de Alcaria, dirigidos por Miguel Lago, da ERA-Arqueologia, entre 1994 e 1996.
Três anos depois, a situação de semi-abandono destes sítios (duas necrópoles e uma estrutura classificada como habitacional) teve de ser urgentemente superada sob pena de a breve prazo nada deles restar, motivando, a pedido do IPPAR, os trabalhos arqueológicos e de conservação e restauro levados a cabo pela ERA, em 1999, nos núcleos de Alcaria.
Assim, face à intervenção realizada, que incluiu trabalho de campo referente a diagnósticos prévios e medições, a que se seguiu tratamento dos dados e elaboração de parecer em gabinete, a ERA considerou que apenas dois caminhos podiam ser seguidos relativamente ao futuro destes sítios.
Em primeiro lugar, o enquadramento numa estratégia de longo prazo no âmbito do Circuito Arqueológico da Cola, com diversas acções de investigação, conservação e restauro, valorização e dinamização a formarem um corpo coerente, tendo que ser regularizada a manutenção e fiscalização dos sítios. Em segundo lugar, perante indefinições ou decisões contrárias à sua valorização, o recobrimento das estruturas, bem como a vedação das áreas e sua sinalização.