Necrópole de Fernão Vaz - C.A. da Cola, Ourique

Identificada em 1970, a Necrópole de Fernão Vaz situa-se no início de uma “raquete” formada pelo rio Mira, na sua margem direita, numa elevação a 176 metros de altitude. Com visibilidade para os povoados do Cortadouro e de Fernão Vaz, dista deste último cerca de 300 metros.

Em 1998, o IPPAR adjudicou à ERA-Arqueologia serviços de conservação, restauro e limpeza a realizar nesta necrópole da Idade do Ferro, pertencente ao Circuito Arqueológico da Cola - Ourique. Os trabalhos de campo efectuaram-se entre Fevereiro e Março de 1999, tendo o objectivo geral visado a apresentação da estação arqueológica ao público que visita o referido circuito.

A intervenção passou pela realização das seguintes tarefas: remoção da vegetação que se encontrava sobre as estruturas e na sua envolvência; remoção dos elementos caídos ou deslocados das estruturas e cuja posição original não era perceptível; recolocação de elementos deslocados das estruturas cuja localização fosse inequívoca; remoção de terras do interior da sepultura já escavada; aplicação de geotextil e gravilha no interior da sepultura já escavada; remoção da actual vedação para local apropriado e delimitação de um novo espaço superior ao anterior.

Houve ainda um objectivo que não pôde ser concretizado, já que não chegaram as autorizações necessárias: o corte e remoção das árvores que se encontram sobre as estruturas.

 

 

Cofinanciado por: