Fundação Calouste Gulbenkian - Inventário
Este projecto teve como objectivo determinar o stock dos produtos de merchandising da Fundação Calouste Gulbenkian, fazendo uma avaliação tão criteriosa quanto possível do seu estado de conservação. Com os resultados obtidos proceder-se-ia à elaboração de um catálogo de vendas de produtos a disponibilizar via Internet.
Os trabalhos de inventariação consistiram, numa primeira fase, realizada em Julho de 2001, na divisão dos objectos por grandes categorias (por ex., papelaria, posters, etc.) e na criação de campos descritivos para estas. Numa segunda fase, realizada entre os dias 9 e 19 de Outubro de 2001, procedeu-se à inventariação dos materiais existentes em stock nos armazéns do Museu, nas lojas e vitrines e ainda no armazém de Carnaxide.
A contagem dos objectos não deveria, no entanto, ser considerada como um dado absoluto mas antes como uma referência, uma vez que no período durante o qual decorreram os trabalhos as lojas do Museu e o armazém permaneceram em actividade.
Para a elaboração deste projecto foram-nos facultadas pela própria Fundação listagens dos objectos com os respectivos códigos e preços em “euros”. Do mesmo modo, para a realização do inventário seguimos a organização da Fundação em relação ao agrupamento de produtos, como, por exemplo, do material de papelaria (marcadores de livros e blocos de notas), onde o mesmo código correspondia ao mesmo objecto mas com motivos diferentes.
Regra geral os objectos inventariados encontravam-se em bom estado de conservação e passíveis de serem colocados à venda, salvo casos pontuais devidamente identificados. Referimo-nos, por exemplo, aos jogos (puzzles e jogo “Uma Visita”), que eram dos objectos que se encontravam em pior estado de conservação.