Museu de Évora
Os trabalhos realizados no âmbito do projeto de remodelação e valorização do edifício do Museu de Évora tiveram como objectivo a deteção de eventuais vestígios arqueológicos que poderiam ser afetados pelo desenvolvimento das obras, bem como a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.
Ao nível da presença de vestígios arqueológicos é de referir a identificação de diferentes estruturas arqueológicas com provável cronologia romana, na zona da cave, onde se procedeu à instalação do sistema de drenagem e saneamento básico. Tratam-se de alguns muros, associados a pavimentos de tijoleira, formando compartimentos ao longo da ala Oeste e localizados já numa zona exterior e lateral do forum, a uma cota inferior à da praça principal da cidade romana. É provável que se tratem de compartimentos com carácter comercial, tabernae.
O acompanhamento arqueológico permitiu então conhecer mais um pouco da cidade romana, com uma área comercial instalada junto ao forum, bem como compreender que estamos perante um espaço e um edifício que foi conhecendo diferentes ocupações e funções que deixaram vestígios no seu subsolo e nas suas paredes.