Requalificação da Frente da Ribeira, Porto
Entre Fevereiro de 2002 e Agosto de 2003, a ERA-Arqueologia levou a cabo trabalhos de escavação e acompanhamento arqueológicos no âmbito da empreitada de Requalificação da Frente da Ribeira no espaço público entre o Cais da Estiva e a Ponte D. Luís I, freguesia de S. Nicolau, Porto.
Os trabalhos desenvolveram-se numa óptica de mitigação de impacte decorrente dessas obras, visando a caracterização e avaliação do valor científico e patrimonial do sítio, a análise da estratigrafia do subsolo e a observação de eventuais estruturas pré-existentes, procurando-se, desta forma, estabelecer sequências e tipologias de ocupação do local.
Apontava-se assim para o conhecimento das pré-existências no espaço em questão que pudessem ser usadas na construção da história do Porto e o fornecimento de dados espacialmente localizados que contribuissem para uma gestão eficaz da arqueologia e do património daquele espaço.
Quer a escavação, quer o acompanhamento arqueológico permitiram a detecção de inúmeras realidades estruturais, das quais se salientaram o troço da muralha fernandina junto à Ponte Pênsil, e as que, eventualmente, se relacionaram com a Porta da Ribeira.