Blocos 5 e 9 - Monte do Tosco e Castelo das Juntas
A ERA-Arqueologia realizou trabalhos de conservação e preservação dos sítios arqueológicos do Monte do Tosco e Castelo das Juntas (Blocos 5 e 9 do Plano de Minimização de Impactes Arqueológicos do Alqueva). Solicitados pela EDIA, os trabalhos de campo tiveram início em Setembro de 2003 e decorreram até meados de Outubro.
A intervenção teve por objectivo garantir a preservação das estruturas arqueológicas postas a descoberto durante as campanhas precedentes. Para tal procedeu-se à selagem das sondagens, uma vez que desta forma os elementos estruturais deixariam de ficar expostos aos agentes atmosféricos.
Foi possível afirmar que os objectivos propostos foram concretizados através do desenvolvimento e aplicação de um método que visou diminuir o efeito nefasto dos principais agentes de degradação, e conferir maior estabilidade física às estruturas. Este método consistiu na limpeza, consolidação e estabilização das estruturas antes do re-enterramento, de modo a se encontrarem em bom estado no caso de virem a constituir-se como elementos de fruição pública.