A13 – Sublanços Salvaterra de Magos/A10/Santo Estêvão
Efectuada pela ERA-Arqueologia para a Brisa S. A., a intervenção arqueológica na Vala Real surgiu no âmbito da Minimização de Impacte sobre o Património a afectar na área do projecto da construção da A13 – Sublanços Salvaterra de Magos/A10/Santo Estêvão. O sítio arqueológico da Vala Real localiza-se na freguesia de Foros de Salvaterra, no concelho de Salvaterra de Magos, distrito de Santarém.
Os trabalhos mecânicos decorreram nos dias 5 e 8 de Setembro de 2003, enquanto que os trabalhos de escavação arqueológica manual tiveram lugar entre 15 e 19 de Setembro de 2003. As sondagens mecânicas visaram a caracterização e avaliação do valor científico e patrimonial do sítio, o qual era caracterizado genericamente e de forma indeterminada: o EIA colocava algumas dúvidas relativamente à efectiva presença de um sítio arqueológico na área a afectar pela obra.
Os resultados da intervenção indicaram que na área afecta ao projecto não foram identificados vestígios/contextos arqueológicos conservados ou de interesse patrimonial e científico significativos. Os materiais líticos recolhidos no processo de escavação encontravam-se bastante rolados e em contexto remexido, sendo provavelmente resultado de escorrências. O sítio de ocupação, ainda que provavelmente localizado nas proximidades, não seria afectado pela obra.
O facto de se terem identificado e recolhido materiais arqueológicos nas imediações alertou para a necessidade de um efectivo e cuidado acompanhamento arqueológico durante a obra ou em futuros empreendimentos junto ao local. Posto isto, dado os contextos se encontrarem suficientemente caracterizados, o sítio poderia ser liberto para dar continuidade à obra.