Igreja de Nossa Senhora da Assunção – Antiga Sé de Elvas
Efectuados em 2004, os trabalhos arqueológicos na zona da Igreja de Nossa Senhora da Assunção – Antiga Sé de Elvas enquadraram-se numa perspectiva preventiva de minimização de impacte, tendo como objectivo a avaliação do potencial arqueológico da área de subsolo a afectar pela execução de uma vala para drenagem periférica à Igreja.
Foram abertas duas sondagens arqueológicas de diagnóstico: a sondagem 1 foi efectuada junto à porta lateral direita da Antiga Sé; quanto à sondagem dois, a sua implantação foi alterada no decorrer de modificações do projecto de obra, sendo implantada junto ao final do edifício da Antiga Sé em vez de junto ao posto de transformação da EDP.
Os resultados da intervenção permitiram identificar várias valas de fundação de infraestuturas de água e electricidade. No que concerne a estruturas arqueológicas, verificou-se serem inexistentes. Tendo em conta a ausência de vestígios arqueológicos preservados, as medidas de minimização de impacte a adoptar deveriam passar pela cobertura das sondagens, uma vez que não seriam efectuados trabalhos de remoções de terras no local.