A13 - Sublanço Almeirim/Salvaterra de Magos - Pinheirocas
A ERA-Arqueologia foi chamada a intervir em dois sítios arqueológicos descobertos na sequência dos trabalhos de acompanhamento do programa de medidas de minimização preconizadas pelo Estudo de Impacte Ambiental para a A13 Auto-estrada Almeirim/Marateca, Sublanço Almeirim/Salvaterra de Magos: PK7+907 e PK7+674.
Este último foi passou a ser denominado pelo topónimo mais próximo – Pinheirocas (freguesia de Muge, concelho de Salvaterra de Magos) – durante o desenrolar da escavação de emergência realizada pela ERA em Agosto e Setembro de 2003.
Os trabalhos efectuados nestes locais tiveram os seguintes objectivos: avaliar o valor científico e patrimonial dos vestígios arqueológicos identificados durante os trabalhos de acompanhamento da obra; definir os limites espaciais e verticais da potencial ocupação pré-histórica; e preconizar as medidas de minimização a aplicar face ao impacto previsto para a área destes sítios, destinada à construção de aterro.
No sítio arqueológico de Pinheirocas (PK7+674) encontraram-se materiais líticos cujas características tipológicas e tecnológicas apontaram para a sua possível integração no Holoceno inicial ou, com menos probabilidades, para um momento imediatamente anterior. Dada a relevância destes achados no contexto arqueológico regional, impôs-se o prolongamento dos trabalhos de escavação neste local.
Não se previu qualquer afectação sobre o património arqueológico das obras previstas para ambos os sítios, pelo que poderiam ser libertos para dar continuidade à obra.