Edifício das Cavalariças no castelo de Castelo de Vide
A intervenção arqueológica no antigo edifício das Cavalariças no castelo de Castelo de Vide ocorreu, no contexto de execução das medidas de minimização de impactes sobre o património arqueológico, face às obras de reabilitação desta edificação, determinando-se a escavação integral em toda a área afectada.
O objectivo da intervenção, que decorreu entre Outubro de 2003 e Abril de 2004, consistiu em completar e finalizar a escavação da área afectada, já iniciada por uma equipa anterior (que incidira sobre 5% da área total do edifício). Uma escavação integral de todas as realidades arqueológicas afectadas, se possível até ao substrato rochoso.
Na sequência dos trabalhos precedentes, pretendeu-se caracterizar toda a ocupação humana ocorrida neste sítio, a sua diacronia e os seus contextos histórico-culturais. À arqueologia de salvamento inerente aos propósitos da escavação deste edifício, imediatamente se tornou evidente a enorme importância do seu contributo à arqueologia urbana.
Os trabalhos realizados puseram à vista um conjunto de estruturas e pavimentos importantes para a compreensão deste espaço no seu todo. Apesar de uma estratigrafia por vezes afectada por actividades antrópicas recentes (por processos de escorrências), o conjunto de 4 Muros com as respectivas entradas (vãos) e posteriores entaipamentos, apresentou níveis de abandono referentes aos séculos XVII, XVIII e XIX.
Quanto à minimização de impactes, encerrou-se a escavação em área iniciada pela equipa anterior, com o respectivo acompanhamento do desmonte manual de algumas das estruturas postas à vista.