A13 – Sublanço Almeirim/Salvaterra de Magos – Herdade dos Caniçais
Estes trabalhos, realizados no âmbito da construção da A 13, sublanço Almeirim/Salvaterra de Magos, passaram pela avaliação e diagnóstico do impacto do traçado sobre o sítio Herdade dos Caniçais, no sentido de determinar a necessidade da aplicação de medidas minimizadoras de maior amplitude.
Verificando-se a existência de vários materiais na superfície, foram realizadas 5 sondagens com uma área total de 17 m2 com a intenção de verificar a sua origem. Recolheram-se cerca de 126 peças de diferentes épocas, destacando-se algumas lascas realizadas com a técnica "Levallois" (característica do período Paleolítico).
No entanto, a necessidade de conhecer melhor a estratigrafia do lugar levou-nos a aprofundar uma das sondagens, atingindo um nível de cascalho que proporcionou algumas lascas de quartzito de cronologia paleolítica indeterminada. Este facto levou à extensão da área de escavação em mais 18 m2, visando-se de novo os objetivos estabelecidos no início dos trabalhos e uma melhor caracterização crono-cultural do novo material.
Assim, constatando-se que os depósitos se encontravam em posição deslocada, que a quantidade de materiais que proporcionava não era muito elevada e que a sua cronologia poderia situar-se no Paleolítico Inferior (Achelense), considerámos que a amostra era suficientemente representativa para a caracterização da estação. Deste modo, o parecer técnico foi favorável à continuação da obra, sendo necessário, no entanto, o acompanhamento arqueológico permanente de forma a assegurar a recolha de materiais ou, ainda que pouco provável, a localização de contextos preservados.