A13 - Sublanço Almeirim/Salvaterra de Magos - Monte da Quinta e Foro de D. João
No âmbito da construção da A13, sublanço Almeirim/Salvaterra de Magos, os objetivos desta intervenção passaram pela avaliação e diagnóstico do impacto do traçado sobre os sítios de Monte da Quinta 1 e Foro de D. João, no sentido de determinar a necessidade da aplicação de medidas minimizadoras de maior amplitude.
Com efeito, efectuados entre 2 e 12 de dezembro de 2003, os trabalhos de escavação visaram a identificação e caracterização de contextos arqueológicos, bem como fazer uma avaliação do seu valor patrimonial e científico.
Realizaram-se três sondagens no Monte da Quinta 1, que proporcionaram uma grande quantidade de objetos líticos e cerâmicas, tanto pré-históricas como recentes, e quatro no Foro de D. João, que ofereceram em todos os casos, menos em dois, um registo arqueológico nulo.
Em nenhum caso o material arqueológico recuperado se encontrou in situ, tendo grande parte dos objectos líticos um grau de rolamento elevado em relação ao resto do material registado. Nesta perspectiva, dado o contexto em que os materiais se encontravam, deslocados da sua posição original, o parecer técnico foi favorável à continuação da obra.