A1 - Sublanço Aveiras de Cima/Santarém - Casal da Fonte da Serra
Os trabalhos arqueológicos no sítio Casal da Fonte da Serra, freguesia de Aveiras de Cima, concelho do Cartaxo, foram realizados no âmbito da construção da autoestrada A1 – Sublanço Aveiras de Cima/Santarém. Tiveram como objectivos a caracterização e a avaliação do valor cientifico e patrimonial dos vestígios arqueológicos, bem como a definição dos limites físicos da eventual ocupação pré-histórica do local.
Perante este cenário, foram efectuadas cinco sondagens manuais de 2mx1m (na sondagem 3 optou-se por efectuar um alargamento de 1m2 de modo a abranger o talude em toda a sua secção), de forma a apurar o potencial arqueológico do sítio.
Efectuadas entre o dia 8 e 12 de Novembro de 2004, as sondagens do Casal da Fonte da Serra forneceram uma quantidade reduzida de materiais líticos, maioritariamente em sílex e enquadráveis no Paleolítico Superior, e um numero considerável de materiais contemporâneos, tais como cerâmica vidrada, plástico, tecido e ferro.
Face aos trabalhos desenvolvidos foi possível concluir que o material se encontrava numa camada de revolvimento, possivelmente de uso agrícola, e, como tal, fora de contexto arqueológico. Desta forma, o parecer técnico foi favorável à continuação da obra, tendo em conta que os materiais se encontravam descontextualizados relativamente à sua posição original.