Santa Helena, Tarouca
A intervenção arqueológica realizada, em 2005, no sítio arqueológico de Santa Helena, concelho de Tarouca, distrito de Viseu, pretendeu avaliar o potencial arqueológico deste lugar e minimizar qualquer tipo de afectação decorrente da empreitada aí a realizar na implantação de um poste de alta tensão.
Procedeu-se, assim, à escavação manual de uma área total de 124m2, correspondendo à zona de implantação das quatro sapatas do poste e de parte do caminho de acesso necessário à deslocação da maquinaria necessária à obra.
Na área do corredor de acesso à zona do poste foi possível identificar, durante o acompanhamento arqueológico da limpeza da vegetação, dois derrubes pétreos. Face às realidades observadas, o Instituto Português de Arqueologia deliberou como medidas de minimização de impacte o aterro na área de acesso e a escavação da área das quatro sapatas ou a escavação integral da área a afectar. Devido às características da obra e da maquinaria, optou-se pela segunda alternativa.
Nas áreas de implantação das quatro sapatas não se detectaram quaisquer vestígios arqueológicos. Já no corredor de acesso foi possível identificar uma linha de muralha e um talude de saibro, a que se encontrava associado um derrube pétreo. Estas estruturas são os vestígios que restam de uma estrutura castelar dos inícios do processo de incastelamento associado à conquista cristã do Noroeste do actual território português nos séculos X e XI da Era Cristã.