Bloco 5 - Cerros Verdes 3
O sítio arqueológico designado por Cerros Verdes 3, cartografado com o nº 165 no mapa 12 do Quadro Geral de Referência do património arqueológico do regolfo da barragem de Alqueva (SILVA, 1996: 141) e correspondendo ao número de inventário 961316 (491), foi identificado nas prospecções realizadas no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental do Empreendimento do Alqueva (SILVA, 1986).No relatório efectuado (idem), o sítio é atribuído ao período Neo/Calcolítico com base em vestígios recolhidos à superfície: cerâmica manual e lascas de quartzito.
Localizando-se à cota de 172m. Este sítio permanece isolado depois do enchimento da albufeira da barragem de Alqueva, já que está actualmente transformado numa ilha.
Os trabalhos arqueológicos realizados em Cerros Verdes 3 revelaram-se da maior importância para a progressão dos trabalhos do Bloco 5, já que em termos muito objectivos este foi o único local intervencionado a poder ser enquadrado inequivocamente no âmbito cronológico-cultural do Neolítico / Calcolítico.
De forma sintética podemos apontar para uma estratigrafia cuja leitura revela os seguintes momentos genéricos:
- ocupação da plataforma superior do cabeço durante o Calcolítico (também Neolítico final ?). Nesta fase foram construídas estruturas tipo muro, em pedra;
- período de abandono do sítio;
- ocupação do topo da plataforma, durante o período romano. Foram construídas diversos muros, aparentemente delimitando compartimentos;
- abandono do local e utilização agrícola do sítio.