Moinho do Pereira, Arroja, Odivelas
Os trabalhos arqueológicos realizados pela ERA-Arqueologia, em 2006, junto ao Moinho do Pereira, freguesia da Arroja, concelho de Odivelas, enquadraram-se numa perspectiva de diagnóstico e minimização de impactes negativos sobre a área a afectar pela construção de uma estrutura de carácter comercial.
Previamente ao início da obra em causa foram realizadas no local prospecções pelo arqueólogo do Município de Odivelas, tendo sido identificados artefactos líticos pré-históricos em número reduzido. Os trabalhos arqueológicos desenvolveram-se então em duas fases distintas: escavação arqueológica manual e acompanhamento arqueológico do desaterro da área junto ao Moinho do Pereira.
Foram considerados objectivos da escavação e do acompanhamento arqueológico a caracterização científica e patrimonial da área onde haviam sido detectados vestígios arqueológicos, assim como a minimização do risco de afectação negativa dos possíveis contextos existentes neste local.
No decorrer da intervenção foi detectado apenas um artefacto de pedra talhada em sílex, tendo sido a área entre as sondagens relegada para acompanhamento arqueológico. Durante o acompanhamento não foram identificadas quaisquer realidades de interesse arqueológico.