Electrofer 4, Marinha Grande
A ERA-Arqueologia efectuou trabalhos arqueológicos no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental (Fase de Projecto de Execução) para a edificação da Electrofer 4 – instalação de tratamento de superfícies metálicas. O terreno para a edificação deste projecto localiza-se na Área de Expansão da Zona Industrial da Marinha Grande, distrito de Leiria.
Realizada no dia 11 de Abril de 2006, a intervenção visou as seguintes acções: inventariar elementos patrimoniais existentes na área de afectação; avaliar a importância patrimonial de cada uma das evidências detectadas; avaliar o impacte sobre o património decorrente do avançar das obras; por fim, elaborar Medidas de Minimização de Impacte.
Após os trabalhos de pesquisa prévia e prospecção não foram identificados quaisquer evidências arqueológicas. Saliente-se que, da observação do terreno, não se detectaram quaisquer vestígios de destruição de elementos de valor patrimonial resultante da implantação deste empreendimento.
Uma vez que a indústria Electrofer 4 se iria instalar nas infraestruturas da Electrofer 2, que se encontrava em fase de construção, não se previram quaisquer impactes no sub-solo e, consequentemente, sobre possíveis elementos patrimoniais soterrados. Consideraram-se, assim, nulos os impactes decorrentes da implementação do projecto e não se preconizaram quaisquer medidas de minimização de impacte.